Conselho de 5ª-Feira
Arrependimentos? Não sei o que é isso! Culpas? Não tenho isso! Tristeza? Nunca senti isso! Frustração? Acho que já ouvi falar disso... Ah, se fosse assim! Porém não é; não é mesmo? Histórias se iniciam, projetos, sonhos; cria-se expectativas; contudo, em algum momento, barreiras surgem e impedem essas realizações.
Às vezes mesmo dando melhor de si e fazendo tudo direitinho, as coisas não saem como se esperava. Calma, tudo bem se a história foi diferente da que você queria. Outras vezes, a gente mesmo boicota – consciente ou inconscientemente – esses processos e, mesmo assim, espera por um resultado positivo.
Ok, independente da situação, aceite o que aconteceu. Frustre-se, está tudo bem! Todavia nada de ficar na banheira da frustração, tristeza, culpa e arrependimentos numa espécie de um banho eterno! Sentir esses sentimentos é normal; ruminá-los é autotortura.
Esse CINCO lhe convida a parar com essas ruminações desnecessárias; a mudar o olhar sobre as questões em que esses sentimentos estão dando o tom da sofrência. “Sai do sertanejo!” — grita esse CINCO.
Situações como essas podem ser uma oportunidade de aprender mais sobre autonomia e resiliência; portanto, pega o aprendizado e segue em frente! Levante a cabeça e olhe o horizonte, está vendo? O mundo ainda não acabou.
Qual o aprendizado a ser tirado? Qual ação a partir de HOJE podem ser tomadas para evitar passar por situações semelhantes no futuro? Perguntas deste tipo podem ajudar a romper padrões emocionais nocivos.
Resumindo, qual o Conselho de 5ª então? Esse CINCO propõe que você largue o Sertanejo e cole no Samba:
“Reconhece a queda
E não desanima
Levanta, sacode a poeira
E dá a volta por cima”.
Sambe! Abraços de Luz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário