domingo, 25 de abril de 2021

Trio da Semana: 03 de Copas – A Temperança – 08 de Ouros

 


A Temperança — Aceitar-se!

Aceitar não significa estar satisfeito. Significa que se aceita ser o que se é, ou estar onde se está; é também parar de fugir, parar de negar a realidade e assim, aceitando esta realidade, agir concretamente para mudar o que não lhe agrada mais nela.

Aceitar-se é um movimento que se faz internamente e que acaba reverberando externamente. É um movimento próprio. Só você pode fazer por você, mais ninguém. Nem você pode fazer pelo outro – afinal, o outro é um terreno que não lhe pertence. Você é o terreno que importa – “é a parte que lhe cabe neste latifúndio”.

Aceite-se! Apazigue suas terras, seus relevos, suas fronteiras; estude seus solos – composição e fertilidade. Mapeie seus desertos e hidrografias, seu litoral e ilhas. Desvende suas florestas e biomas. Faça um levantamento de quais terrenos foram devastados; onde estão ocorrendo as erosões; quais os vulcões estão ativos e quais estão adormecidos.

Aceite o que tem; o que é; o que está; o que ficou, ou partiu; para aí sim mudar o que perdeu o sentido de continuar existindo em você e daí ampliar-se em novos mundos.

03♥, Três de Copas — Agradeça à colheita!

Talvez você não esteja agradecendo devidamente à vida. Talvez você esteja cansado de tanta manga em sua vida, ou de tanto abacate, ou de tanta banana, ou cansou de tanto pepino. Enfim, o que você está colhendo fartamente atualmente e já não lhe apetece?

O fato é que você colhe hoje o que plantou ontem, portanto agradeça a colheita! Saia da reclamação. Celebre o que já tem. Pare de se comparar às fazendas vizinhas, agradeça pelas suas terras e pelo que vem colhendo nelas.

Responsabilize-se por tudo que está sobre sua mesa. Aceite e agradeça. E, caso não esteja satisfeito, plante novas sementes para que as colheitas de amanhã sejam diferentes das de hoje – e melhores!

08♦, Oito de Ouros — Seja seu artesão!

É possível que, nesta semana, uma falta de concentração e uma falta de produtividade estejam bem ativadas. Não se culpe! Faça o que conseguir – talvez você leve mais tempo do que está costumado a fazer estas coisas – ou nem as faça. Não se culpe! Está tudo bem.

Consciente disso, esteja atento ao que se passa internamente em você. Coloque-se como aprendiz de si mesmo e questione-se: o que esse sentimento quer me ensinar? O que esse pensamento quer me mostrar? O que posso aprender com essa situação que estou vivendo? Aprenda-se, afinal você vale à pena.

A vida como era conhecida meio que parou parcial ou completamente de um ano pra cá. Coloque então movimento dentro – já que fora está parado; e, como um mestre e aprendiz de si mesmo concomitantemente, construa um novo eu, um novo jeito de ser você. Enfim, seja seu artesão – é o convite desta semana!

2 comentários:

Precisamos de mais amor próprio

  VI – Os Enamorados Precisamos de mais amor próprio. Abrace-se.  Por quê? Porque sem amor próprio andamos em círculos, já com amor pr...