sábado, 7 de agosto de 2021

Sua mente é uma vaca!

 


Trio da Semana: O Mundo – Cinco de Espadas – Cinco de Bastões

XXI O Mundo

Quando me pus a pensar na mensagem que esse arcano traria aqui para o blogue, veio-me a lembrança do poema abaixo. Aí comecei a imaginar como dizer com as minhas palavras o que ele diz. Desisti. Portanto hoje tomo a licença de não reinventar a roda para dizer algo que alguém lá atrás já disse e de uma forma tão forte e significativa e perfeita. Dito isto, então deixo vocês com o poema Se de Rudyard Kipling:

Se és capaz de manter tua calma, quando,

todo mundo ao redor já a perdeu e te culpa.

De crer em ti quando estão todos duvidando,

e para esses no entanto achar uma desculpa.

 

Se és capaz de esperar sem te desesperares,

ou, enganado, não mentir ao mentiroso,

Ou, sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares,

e não parecer bom demais, nem pretensioso.

 

Se és capaz de pensar - sem que a isso só te atires,

de sonhar - sem fazer dos sonhos teus senhores.

Se, encontrando a Desgraça e o Triunfo, conseguires,

tratar da mesma forma a esses dois impostores.

 

Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas,

em armadilhas as verdades que disseste

E as coisas, por que deste a vida estraçalhadas,

e refazê-las com o bem pouco que te reste.

 

Se és capaz de arriscar numa única parada,

tudo quanto ganhaste em toda a tua vida.

E perder e, ao perder, sem nunca dizer nada,

resignado, tornar ao ponto de partida.

 

De forçar coração, nervos, músculos, tudo,

a dar seja o que for que neles ainda existe.

E a persistir assim quando, exausto, contudo,

resta a vontade em ti, que ainda te ordena: Persiste!

 

Se és capaz de, entre a plebe, não te corromperes,

e, entre Reis, não perder a naturalidade.

E de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes,

se a todos podes ser de alguma utilidade.

 

 Se és capaz de dar, segundo por segundo,

ao minuto fatal todo valor e brilho.

Tua é a Terra com tudo o que existe no mundo,

e - o que ainda é muito mais - és um Homem, meu filho!”

 

05♠ Cinco de Espadas

Ideias fixas... Padrões mentais sobre você e sobre o mundo.

Tem um filme na sua cabeça. Um filme completo com trilha sonora, enredo, personagens e tudo mais. Pode prestar atenção, você sempre vive as mesmas imagens internamente. Na sua cabeça, tem uma espécie de vaca! Que fica aí ruminando ideias, imagens; num eterno Vale a pena ver de novo! Vale a pena pensar de novo. Vale a pena sentir de novo. Vale a pena lembrar e remoer e se culpar de novo... Vale mesmo?

Qual sua personagem preferida? Nessas historias, qual personagem você mais incorpora? A de vítima? Ou a de quem é sempre perseguida? A de dona da razão? A incompreendida? A rebelde? A coitadinha? A com dedo podre no amor? A sedutora? A pura, a criança, a inocente? Qual é a sua personagem, ou personagens? Provavelmente é uma para cada situação! Você deve ter uma para o trabalho, outra em casa, dirigindo mais uma e por aí vai!

De todas essas vozes internas que você ouve e incorpora; passe a ver quais são as mais usuais e prediletas, aquelas que você sempre dá ouvidos. Já parou para se atentar sobre isso: ao que você dá internamente atenção? Então – como diria um ex-padrasto: “Presta atenção, você não presta – pausa dramática – atenção!”. Esse cinco lhe convida a prestar – pausa dramática – atenção. E a começar a dar movimento a todas essas ideias fixas. Torne-as ideias móveis!

Se você não desse tanta atenção a essas vozes, quem você seria? Diante das situações que viver, comece a ouvir essas vozes e o que elas dizem. Será que aquilo que elas dizem faz sentido? Será que elas dizem realmente a verdade? E a verdade de quem? Garimpe as ruminações da vaca da sua mente. Você encontrará belas surpresas – talvez você encontre você mesmo por detrás delas e descubra que, de sua, a mente não tem nada!

 

05♣ Cinco de Bastões

O convite com esse arcano é olhar por outro ângulo o que se está vivendo no momento e que não está fluindo. Se as páginas do livro da vida parecem não virar, o que você não está fazendo? Você está usando seus pontos fortes a seu favor ou contra?

Talvez esteja faltando criatividade e sagacidade. Reinvente-se. O jogo só termina, quando acaba. Quem vem acompanhando aos jogos olímpicos vê muito disso na prática. Partidas com um time perdendo por muitos pontos de diferença, em que ele não só empata como ganha de virada. Onde você está desistindo antes do apito final?

Talvez esteja faltando inteligência. Ô, cinco, está me chamando de burro? Não, longe disso, quem sou eu na fila do curral! Pessoas inteligentes cometem burrices. Pessoas boas fazem coisas más. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, como dizem por aí. Onde se está distraído ou cego demais para não ver certas atitudes falhas?

Às vezes, as ideias fixas, aquelas lá do cinco anterior; não te deixam enxergar que a linha de chegada está mais próxima agora do que no inicio da corrida lá atrás. Talvez você já esteja no meio do percurso, mas só foca no cansaço do corpo que reclama da exaustão. Talvez você só esteja dando atenção aos erros que cometeu desde o inicio da prova e acaba não se abrindo às possibilidades para mudar a corrida a seu favor.

Quais são as suas vantagens? Onde se coloca atenção, concentra-se poder. Coloque sua atenção nas suas vantagens. É o que lhe diz esse cinco.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Precisamos de mais amor próprio

  VI – Os Enamorados Precisamos de mais amor próprio. Abrace-se.  Por quê? Porque sem amor próprio andamos em círculos, já com amor pr...