sábado, 4 de setembro de 2021

A prática aperfeiçoa o perfeito de cada agora

 

Trio da Semana: O Sol — Rainha de Bastões — Ás de Espadas

XIX — O Sol

Vitalidade, uma de suas definições é “o conjunto das funções vitais do corpo”. Se o corpo está sem vitalidade, de alguma forma ele está sendo negligenciado, ou o seu ritmo não vem sendo repeitado, entre outras coisas; o que pode fazer com que ele acabe vindo a adoecer. Só que, quando o corpo adoece, é porque a doença começou lá atrás. Como assim? Quando o visível – ou seja, o corpo – adoece; é porque o invisível – o mental, emocional e espiritual – já vem adoecido há tempo.

A doença, assim, é como uma luz que ilumina, mostrando que algo de errado não está certo. É como uma placa de pare e repense sua rota até aqui. Muitas doenças estão ligadas a causas psicossomáticas, hábitos, fatores sociais, estilo de vida e etc. Assim a doença, muito mais do que uma maldição, pode ser um sinal dos deuses de onde se vem errando, ou deixando de lado aspectos importantes e vitais da vida.

Quando se vai reformar uma casa é preciso de certos passos fundamentais, certo? Projeto, orçamento, materiais, autorizações, mão de obra, paciência, etc. Para se fazer um bolo, um pão também; é preciso de receita, assadeira, ingredientes. Quando uma empresa decide contratar alguém, ela também elenca as características fundamentais que a pessoa deve ter para ocupar o cargo oferecido por ela.

A vida também precisa de características, ingredientes vitais. O que você considera fundamental para se viver bem? Quais fundamentos uma vida deveria ter para você? Quais os fundamentos para um corpo físico saudável? E para uma mente? E para as emoções? E para um espírito? Pense e liste algumas. Pensou no que é imprescindível? Olhando para a sua vida, você encontra essas características, ingredientes nela? Ou está faltando o vital e fundamental a sua vida?

O convite desta semana é esse: resgate o vital; revendo se as bases da sua vitalidade estão firmes. Traga à luz tudo isso para construir o seu bem-estar e felicidade desde a base. E é para hoje, viu? Nada de: segunda-feira eu vejo. Nem de: quando der, eu vejo. Veja e faça o que precisa ser feito, pois antes feito que perfeito. O ideal da perfeição é bastante sedutor, mas acaba sendo uma desculpa para procrastinar os sonhos e mudanças; atrasando e adiando, assim, até o fundamental. Um bolo solado é melhor do que bolo nenhum, descendo mais redondo que Skol quando acompanhado de um cafezinho quente e recém-passado...

Dê atenção à sua vitalidade. Deixe a luz desse arcano nascer no horizonte de sua vida e iluminar seu mundo; mostrando o que está bom e o que precisa de aprimoramento. Deixe o sol iluminar as suas vegetações, para que elas possam fazer fotossíntese e se energizar adequadamente. Permita que a luz aqueça seus rios e mares, levando embora friezas que não fazem mais sentido carregar, reciclando suas águas. Abra as cortinas e permita-se revitalizar. Iluminar e amanhecer até.

 

♣ Rainha de Bastões + 01♠ Ás de Espadas

Essa rainha é toda, toda! Extremamente realizadora, pois sabe mediar muito bem seu mundo interno com o externo, não alimentando idealizações paralisantes. Ela se conhece; é intuitiva, íntegra, empreendedora, tendo energia e foco para agir.

Bem, essa carta junta com a d’o sol é recomendado ter cuidado para não ficar muito enérgico e temperamental. Olha o caminhão da zanga passando na sua rua... Portanto de olho nos nervos! E, com tanta energia no ar, cuidado também para não querer abraçar o mundo todo de uma vez fazendo milhões de coisas por segundo. Boa semana para começar. O quê? O que quiser, ou o que vinha enrolando para começar. Boa semana para tomar atitude. E fazer!

Bem, apesar d’o sol e dessa rainha praticamente gritarem: faça! A energia do sem ânimo pra vida pode estar rondando juntamente. O oposto das cartas anteriores? Confere produção? Confere. Assim atente-se a essa fraqueza de vontade, ou falta de disposição. É o lado sombra do ás, e esta energia também estará no ar, convidando ao não fazer, ou a deixar as coisas como estão, ou a esperar aquele momento perfeito, sabe?

Steve Rogers, o Capitão América, antes de se tornar este grande herói, era um jovem franzino, o qual sonhava em servir o exército americano, mas foi rejeitado nas vezes em que se alistou, por não ter o físico exigido para ser um soldado. Ele, contudo, acabou se tornando um Supersoldado, graças aos efeitos de um soro. Apesar de, antes deste soro, não ter o corpo de um super-herói, ele já tinha o espírito, a vontade, a força interna, o entusiasmo, os ideais. Ele já tinha um soldado, o futuro Capitão América já estava dentro dele.

E, caso esse desânimo, essa falta de vontade, esteja nos seus ares devido a não se achar pronto, ou estar esperando aquele momento ideal; a luz desse ás vem te lembrar do seguinte: você já tem o início do que quer ser, você já tem um Capitão América.  Talvez te falte o corpo ainda, ou outro atributo, mas já há um herói em ti; por isso não use o que falta como desculpa para ficar onde está, ou não mudar ou não iniciar seus projetos e sonhos; ou não se tornar, ou alcançar o que tanto deseja. Por isso nada de abraçar a energia do deixar par depois.

Talvez te falte o dinheiro, o local, o equipamento, a alma gêmea, ou o que seja, contudo o que você já pode fazer? E aqui entro com a minha própria experiência. Quanto tempo eu demorei em começar a atender com tarô, pois não tinha a toalha ideal ou o local perfeito? Anos. E, com as terapias: “Quando eu tiver o curso X, eu começo”. Meses. Quando veio a ideia do podcast, a mesma coisa: “Quando puder comprar um bom equipamento para gravação...”. Bem, aí foram somente dias, pois não caí nesse golpe do meu ego e comecei.

Até hoje não comprei nada! Comecei mesmo sem o equipamento dos sonhos. Faço as gravações de madrugada para evitar o barulho dos carros passando. Gravo com o celular, edito o áudio no notebook e pronto. Poderia ser melhor? Com certeza, mas antes feito que perfeito – desde que não feito de qualquer jeito. É feito de e com o coração – e está valendo pra mim! Só sei que até ao EUA e à Alemanha O Farol da roTa já chegou. Te mete! Como pode melhorar?

A tal perfeição não existe, pois se baseia em idealizações e fantasias. Na verdade, o único momento é o agora. Quando é o momento perfeito para começar? Agora. Faça o seu melhor possível agora e estará perfeito. E com a prática aperfeiçoa-se o perfeito de cada agora. Ademais vá fazendo como sabe fazer, pois quantas vezes na vida a ação não precedeu a motivação? Quem nunca começou uma faxina sem vontade e terminou superempolgado com ela? Ou foi para um encontro social por obrigação e acabou se divertindo e triste quando o mesmo acabou?

Quando comecei O Farol da roTa, a ideia era somente transformar os textos do blogue em áudios. Aí depois, a ideia de transformá-lo numa espécie de programa veio, e comecei a colocar introdução, vinheta, alguns bordões foram surgindo e por aí foi e ainda está sendo. Comecei como sabia e cada semana sei um pouco mais. Portanto, tire as ideias da cachola, os planos do papel, os sonhos da imaginação e ilumine o universo com o seu universo. Ilumine o mundo com seu coração. É o recado para você. E aí, vai começar o quê agora?

 

“Desde que eu me lembro, eu sempre quis fazer a coisa certa”.

Capitão América

2 comentários:

Precisamos de mais amor próprio

  VI – Os Enamorados Precisamos de mais amor próprio. Abrace-se.  Por quê? Porque sem amor próprio andamos em círculos, já com amor pr...