segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Preocupação? Desligue-a! Pela atenção, obrigado.

 

09♠ Nove de Espadas

Cuidado com o excesso de preocupação...  A preocupação é algo natural até, podendo ser benéfica ao criar hábitos de autopreservação, autocuidado, motivação; ou na busca por aprimorar o desempenho em alguma atividade.

O que acontece hoje é uma normalização dela; condicionando as pessoas a viverem nesse estado: preocupação com os filhos, com os boletos, com certos prazos, com o futuro, com a saúde, com a segurança, etc.

Contudo esse excesso de preocupação pode trazer com o tempo malefícios para a saúde como dores de cabeça; insônia; úlceras; transtornos alimentares; problemas de pele, intestinais, cardiovasculares; ansiedade; depressão; paranoias; fobias e por aí vai. Portanto, despreocupe-se! Mas como fazer isso?

Por exemplo, procurando formas de soltar o controle. Pode parecer estranho, mas nem tudo é sua responsabilidade, muito menos sua culpa. Respire e lide só com o que te pertence.

Procure concordar com as situações da sua vida. Respire. E, por pior que ela seja, encare-a objetivamente, racionalizando-a. Concordar aqui é no sentido de admitir a existência de algo, de um problema, dor, doença, etc.

Perceba que se preocupar com uma questão não te faz uma pessoa boa, nem melhor e nem te ajudará a resolvê-la. Conscientize-se de que: preocupação não é amor.

Largue um dos companheiros da preocupação: o pessimismo. Distraia-se, desconecte-se por um tempo, parando de se fixar nos piores aspectos da questão. Tire o foco do problema para que as soluções possam aparecer.

Silencie a mente. Parar de pensar pode ajudar mais! Trabalhos manuais, exercícios físicos, respirar com consciência são ótimas práticas para “desligar” a mente viciada em pensamentos.

Fez sentido tudo isso?

Ademais pessoas muito preocupadas tendem a perder a espontaneidade e a se tornarem bastante inseguras e angustiadas; vivem projetando culpa nas situações da vida; estão sempre antecipando eventos ruins, veem tudo como uma emergência e são supercontroladoras.

Sentiu aí o peso que o excesso de preocupação pode gerar na vida de alguém? Portanto, despreocupe-se! É o que lhe diz esse Nove.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Precisamos de mais amor próprio

  VI – Os Enamorados Precisamos de mais amor próprio. Abrace-se.  Por quê? Porque sem amor próprio andamos em círculos, já com amor pr...