segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Menos chicote e mais cafuné!

 

XI — A Força

Cuidado com certas autocobranças:

Deveria ter feito mais!

Eu deveria ter dado conta!

Fulano conseguiu em um mês!

Por que não fiz melhor?

Por que não sou como sicrano?

Meus resultados deveriam vir mais rápidos!

Cuidado com autocobranças e comparações. Seja inteligente com você! Sua inteligência não deve ser usada apenas para com o mundo externo a você, entretanto ela deve ser usada em seu trato consigo mesmo também.

Assim sendo, não se cobre tão a sério! Esse ideal de perfeição que tanto se cobra – e que insiste em ver em outras pessoas – é uma ilusão.

Você jamais será perfeito!

Pelo menos não aqui nesta dimensão. E escuta só: a grama do vizinho não é perfeita também! Alimentar essa ilusão é uma das piores prisões em que você pode se prender. Cuidado!

Responsabilize-se apenas pelo que está em seu controle – a sua grama. Aliás, controle é outra ilusão mental, então cuidado com isso também. Nem tudo é passível de controle, portanto não tente controlar o que não é possível controlar. Pois tem a sua parte e tem a parte da grama, ou você fará a fotossíntese por ela?  

Olha o caminhão da ilusão de controle passando aí na sua mente... Vai comprar ou deixar passar? Você decide. E não tente controlar a fotossíntese! Equilíbrio e autoconhecimento, pois você pode estar caindo nas arapucas mentais, ok?

Por isso, conheça-se amorosamente, encontrando o seu caminho amoroso de se autodisciplinar, autocuidar, respeitar-se e de se desenvolver sem se cobrar demais. Menos chicote e mais cafuné! Não se agrida, pois as suas mudanças internas podem vir pela gentileza, delicadeza e carinho também.

Nem tudo precisa ser como um calvário! É o recado desse arcano pra hoje, pra semana e pra vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Precisamos de mais amor próprio

  VI – Os Enamorados Precisamos de mais amor próprio. Abrace-se.  Por quê? Porque sem amor próprio andamos em círculos, já com amor pr...