domingo, 2 de outubro de 2022

Descoisifique-se

 

04♦ Quatro de Moedas

Está tudo coisado! Coisamos tudo, pois hoje tudo vira coisa! Coisa, de tanto uso e necessidade, virou até verbo! Coisou mesmo... Que coisa, hein?

Na hora de comunicar, coisar tudo ajuda até: como é o nome daquela coisa? Aconteceu uma coisa hoje... Desculpe, a coisa coisou e acabei coisando! Bem, às vezes tanta coisa junta complica e deixa a mensagem coisada mesmo!

Se coisar tanto pode complicar a comunicação, imagina outras coisas! Pois de tanto coisar, paramos de coisar coisa com coisas e passamos a coisar coisa com não-coisas também.

Putz, coisei tudo mesmo, e agora?

Vamos descoisar!

Enquanto coisa era só para coisas tudo bem; mas, contudo, entretanto, porém, todavia agora coisamos até o que não é coisa alguma! A coisa se encheu de si e agora quer abranger substantivos além dos concretos, a coisa mudou de figura...

Hoje sentimentos são coisas...

Pensamentos são coisas...

Pessoas são como coisas...

Relacionamentos são coisas...

Deuses são coisas... e, como disse antes, coisou mesmo e está tudo coisado.

Respira aqui comigo; consegue perceber o problema nessa coisa toda? Percebe que coisar tanto vai além de um vocabulário preguiçoso?

Estamos coisando abstrações até...

Amor é coisa. Felicidade é coisa. Sexo é coisa. Prazer é coisa. Espiritualidade, coisa. Dinheiro, coisa. A vida está uma coisa só... Perdemos as dimensões das coisas. De tudo.

Coisar tudo não empobreceu apenas nosso vocabulário, mas nos roubou o sentido, a simbologia, a sacralidade, a riqueza, a pluralidade, a imaterialidade de nossa existência.

Respira aqui comigo mais uma vez e veja como tem lidado com as coisas em sua vida. Veja também como tem lidado com as não-coisas de sua vida.

Há semelhanças nessas relações? Visto isto, perceba se tem coisado o amor. Perceba se tem coisado a felicidade, as pessoas de sua vida, seus prazeres e todas as demais abstrações, imaterialidades e afins.

Pois nem tudo são coisas. Portanto, coloque as coisas no seu devido lugar! Descoisifique-se. É o conselho D’Quinta pra hoje, pra semana e pra vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Precisamos de mais amor próprio

  VI – Os Enamorados Precisamos de mais amor próprio. Abrace-se.  Por quê? Porque sem amor próprio andamos em círculos, já com amor pr...