domingo, 19 de setembro de 2021

No meio da mente, havia uma pedra filosofal.

 

Trio da Semana: O Mago — Oito de Espadas — Dez de Taças

I — O Mago

Esse arcano chega dizendo que você é capaz de mudar qualquer circunstância, porque você é o alquimista do seu mundo e porque em você já há todos os ingredientes alquímicos necessários para que a mudança ocorra. Sendo assim, se o seu mundo está um verdadeiro chumbo, advinha a quem cabe o poder de transmutá-lo em ouro? A você, pronto falei. Quero dizer, eu não, o mago é quem está falando! Eu só passo recados...

Dizem as boas e as más línguas por aí, que os alquimistas buscavam cunhar a pedra filosofal – uma substância que além de transformar tudo em ouro, daria a eles a vida eterna e a cura de todos os males. Esse arcano vem lhe avisar que essa pedra filosofal está em você; que, na verdade, a sua perspectiva é essa pedra, permitindo a você assim transformar suas dificuldades e/ou deficiências – o chumbo – em contribuições construtivas – o ouro, ou seja, transformar tudo que for considerado negativo em um elemento valioso.

O quão exaustivo pode ser a busca por um corpo, um trabalho, um relacionamento, uma família sem máculas e imperfeições? O quão exaustivo pode ser viver reprimindo, escondendo e/ou ignorando o que é julgado como imperfeito na vida ou em si mesmo? A vida se faz no contraste das oposições: ganho x perda, nascer x morrer, bom X ruim, etc. Assim dificuldades e imperfeições podem ser úteis e se transformar em oportunidades de crescimento e aperfeiçoamento. Entender isso é um ponto de partida importante para ajustar as expectativas que se tem do mundo. Quanto peso você tem colocado nas costas ao buscar a perfeição? Quão pesado fica o mundo ao tentar que tudo seja e aconteça do seu jeito?

A mente classifica uma experiência ou situação a partir de uma perspectiva que se adota diante do que se vive e da leitura que se faz dessas vivências. Uma experiência em si é apenas uma experiência. Quem a adjetiva é você se baseando em sua perspectiva. Bom ou ruim. Divertida ou entediante. Leve ou pesada e etc. é você quem dá a classificação a essas vivências. E até mesmo uma experiência boa pode acabar se tornando negativa às vezes. Ou o que é bom para mim pode não ser bom para você.

Por exemplo, uma tia minha – já falecida – amava um shopping lotado. Ela adorava um shopping em véspera de Natal. Ver toda aquela gente comprando, sacolas indo de lá para cá, aquele monte de conversas misturadas, toda essa muvuca natalina a enchia de satisfação e alegria. Já para mim nada melhor como um shopping vazio, ou shopping algum! Um shopping cheio me deixa de mau humor rapidinho. E, se não precisar ir a um, melhor ainda! Experiência: shopping movimentado. Divertido ou estressante? Depende da perspectiva.

Esse mago vem te convidar a encontrar a sua pedra filosofal e a aprender a transformar seu chumbo em ouro. Até porque ela existe por aí em você, no mundo mental o qual você acessa; na maneira como organiza as suas ideias e na sua percepção ao interpretar a realidade. Então que tal encontrá-la e usá-la a seu favor e bem-estar? Afinal no meio da sua mente, há uma pedra filosofal que pode não só transformar chumbo em ouro, mas também curar vários aspectos da sua vida.

Dor, rejeição, não conseguir o que se quer, fatos que não ocorrem no tempo desejado; enfim tudo isto pode acontecer a qualquer um, afinal não se tem o controle sobre tudo. A forma como se lida com tudo isso, porém, é possível controlar sim, ao desenvolver a capacidade de elaborar essas experiências de forma mais construtiva. Ser um alquimista é construir o ser capaz de se transmutar para alcançar o aperfeiçoamento, a satisfação em viver e a sua iluminação. Esse arcano lhe propõe que dê o impulso nessa autotransformação, nessa construção, ativando essa potencialidade em você. A pedra-mor já está aí em ti e, não é qualquer pedra não, ela é tão especial quanto você.

Esse arcano também lhe deixa algumas perguntas como reflexão para a semana: quais soluções não vêm, pois você não permite um novo olhar sobre a situação? Quais começos não chegam, pois você está muito fechado em certezas e verdades que resiste em soltar? Pegue algum dilema, problema, questão que esteja passando e reflita: para onde suas perspectivas atuais estão te levando diante disso? O que de pior te aconteceria se mudasse alguns pontos de vista? E o que poderia acontecer de melhor?

 

08♠ Oito de Espadas + 10♥ Dez de Taças

Para o navio zarpar, antes, é preciso içar a âncora dele! Vê aí se você não está navegando com a âncora abaixada. Você está no mar da vida e sabe para onde está indo? Você está no mar da vida e está tentando segurar a vida? Logo a vida que é como mar... Haja aquário para tanta vida!

Para pilotar um carro, antes, é preciso dar a partida e baixar o freio de mão. Vê aí se você não está pilotando o carro com freio de mão puxado. Na pista da vida, você sabe por que está nela?

Esses arcanos vêm avisar que o chumbo anda te segurando. Perceba suas infelizes e grudentas criações, seus nós cegos, as teias em que se amarra e que te impedem de ser feliz. Tudo isso é chumbo e pede transmutação. Você pode fazer mais por si mesmo ao encontrar formas de fortalecer sua segurança, confiança e coragem. Hora de sair de alguns dos padrões que te paralisam e impedem de ser mais feliz e autêntico.

E, para ajudar a içar âncoras ou baixar freios e seguir em frente: bastante amor-próprio! É o recado desses arcanos para você.

 

“Se não está em suas mãos mudar uma situação que causa dor, você pode escolher a atitude com a qual enfrenta esse sofrimento”.

Viktor Frankl

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Precisamos de mais amor próprio

  VI – Os Enamorados Precisamos de mais amor próprio. Abrace-se.  Por quê? Porque sem amor próprio andamos em círculos, já com amor pr...